O Super Açor apresenta-se como o mensageiro da missão da proteção civil, promovendo valores como a prevenção, a cidadania, o espírito de solidariedade e a responsabilidade cívica. Surge associado a atividades de carater lúdico destinadas a crianças e jovens em idade escolar.
No ano de 1995 e associado às comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil , o SRPCBA apresenta o projeto Sensibilização da População à Temática da Proteção Civil na RAA. Para o efeito foi criada a primeira figura do Super Açor; imagem do herói desta campanha que chegou a toda a população açoriana através de spots televisivos, cartazes, desdobráveis subordinados ao tema VAMOS TER CUIDADO – Crianças em Segurança.
“Inspirado na ave que deu origem ao nome do arquipélago dos Açores, surge a imagem que as crianças reconhecem como símbolo mascote do SRPCBA. Tem um ar dinâmico e simpático. Aos olhos dos mais pequenos não vai passar despercebido. E é claro que vai dar bons conselhos a todas as crianças açorianas. O Super Açor é um pássaro vigilante. De Santa Maria às Flores, da Graciosa a S. Miguel está sempre atento e não deixa escapar nada. Nem fogo, nem inundação, nem tremor de terra. Com um amigo destes é caso para dizer: as crianças estão em segurança!” (1995)
Ao longo dos últimos anos o SRPCBA tem promovido diversas campanhas de prevenção, informação e sensibilização procurando difundir uma cultura de segurança.
O projeto visou a promoção de uma campanha sistemática de divulgação dos objetivos de proteção civil e das normas de prevenção e proteção sobre catástrofes possíveis no arquipélago dos Açores e na área dos primeiros socorros. A campanha teve importância e evidenciou a necessidade de se aproximarem dos jovens as temáticas de proteção civil, levando-os a falar e a discutir os temas relacionados com comportamentos adequados em situação de acidente ou catástrofe.
Em 2006 foi, então, renovada a imagem do Super Açor sendo esta utilizada em novos projetos como ESCOLA SEGURA – INSTRUÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA; um programa de sensibilização pública que direcionava, como necessidade prioritária, para o público infantil, as ações a desencadear nos anos seguintes.
No seguimento da criação do CLUBES DE PROTEÇÃO CIVIL, e a 1 de junho de 2012, é lançada outra nova imagem do logotipo associado às campanhas de sensibilização e prevenção da RAA. O renovado Super Açor apresentou-se mais moderno e apelativo, com vestuário adequado a cada situação e passando a transmitir as adequadas regras de segurança e as medidas de auto proteção, numa forma de conseguir a adesão das crianças às mensagens de segurança.