Os riscos tecnológicos estão relacionados com a ação humana, embora em alguns casos ocorram associados a fenómenos naturais. Podemos considerar que surgem com o desenvolvimento das grandes civilizações urbanas do passado, onde o risco de incêndios urbanos ou rutura de barragens já estava presente.
A industrialização e o desenvolvimento tecnológico, ao permitir o aparecimento de novas atividades económicas, contribuíram para o aumento dos riscos tecnológicos face à população, património e ambiente.
Acidente industrial é um acontecimento causado por emissão de substâncias, um incêndio ou uma explosão de proporções graves, resultante de desenvolvimentos incontrolados ocorridos durante o funcionamento de um estabelecimento, que constitua perigo grave, imediato ou retardado, para a saúde humana e/ou para o ambiente, podendo envolver uma ou mais substâncias perigosas.
São consideradas mercadorias perigosas as substâncias ou preparações que devido à sua inflamabilidade, ecotoxicidade, corrosividade ou radioatividade, por meio de derrame, emissão, incêndio ou explosão podem provocar situações com efeitos negativos para o Homem e para o Ambiente. O transporte de mercadorias perigosas, pelas consequências que podem advir em caso de acidentes, coloca problemas de segurança, necessitando de atenção especial.