Ações de Formação • Publicado a 24, Agosto de 2024
O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, deslocou-se esta manhã ao aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, para receber a equipa de operacionais dos Açores que esteve a combater o incêndio na Madeira e para acompanhar a partida dos novos elementos que integram o dispositivo desta missão.
"Quero agradecer aos nossos valorosos bombeiros e demonstrar a nossa profunda gratidão, pela prontidão, coragem e espírito de sacrifício demonstrados, no combate ao incêndio que assola a ilha da Madeira, desde o passado dia 14 de agosto”, realçou Alonso Miguel, que esteve no momento acompanhado pelo Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), Rui Andrade.
"Mais uma vez, os nossos bombeiros demonstraram que estão sempre disponíveis e preparados para proteger vidas e bens, neste caso em auxílio aos nossos congéneres madeirenses, de um modo que nos inspira a todos e que é um exemplo de humanismo e serviço ao próximo, pelo qual teremos de estar sempre gratos”, destacou o governante.
O Secretário Regional com a tutela da Proteção Civil deu nota que “a projeção desta equipa de 15 elementos para a Madeira, surgiu como uma resposta de cooperação e de solidariedade que é permanente entre as duas regiões autónomas”.
E prosseguiu: “confirmadas as grandes dimensões do incêndio, tive oportunidade de contactar o Secretário da Saúde e Proteção Civil da Madeira, no dia 17 de agosto, disponibilizando o nosso apoio”.
“Na manhã do domingo, dia 18, foi confirmada a necessidade deste apoio, e de imediato levamos a cabo uma operação de mobilização do efetivo e, nesse mesmo dia, projetámos para a Madeira 15 operacionais, que foram imediatamente integrados na Força Operacional Conjunta”, continuou o governante.
Alonso Miguel esclareceu ainda que, “desses 15 operacionais, regressam hoje a casa 14, evidentemente, com um sentimento de missão cumprida e com direito a um merecido descanso, e a quem se presta um junto reconhecimento pelo relevante contributo que deram no combate a este incêndio”.
“Uma vez que o incêndio ainda não está extinto, e que ainda é necessário o nosso apoio nesta missão, os operacionais que regressam a casa, serão, ainda hoje, rendidos por um novo contingente de igual número, que integra bombeiros das ilhas Terceira, São Miguel, Santa Maria e Faial, mantendo-se na Madeira um elemento com o objetivo de receber e integrar o dispositivo que agora parte para a Madeira”, concluiu o governante.
O Secretário Regional, para além do agradecimento aos operacionais fez questão de deixar “uma palavra especial de apreço também para o papel crucial desempenhado pelas Associações de Bombeiros Voluntários dos Açores nesta missão, por toda a disponibilidade, articulação e cooperação que permitiram a constituição destas equipas”.
“A Região Autónoma da Madeira continuará a contar com toda a solidariedade e com a cooperação necessária, por parte da Região Autónoma dos Açores, enquanto este incêndio não for dado como extinto” e concluiu realçando que, “esta proximidade e solidariedade entre as duas Regiões Autónomas é algo absolutamente fundamental e que representa uma constante, como aliás, se verificou muito recentemente com o precioso auxílio e suporte que a Madeira nos disponibilizou, acolhendo doentes que tiveram de ser mobilizados aquando do incêndio que deflagrou no HDES, em Ponta Delgada”, concretizou.
Fonte: Portal Governo dos Açores