Notícias • Publicado a 08, Junho de 2023
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, em articulação com a Secretaria Regional da Saúde e Desporto e o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros, informa que a circulação rodoviária na estrada entre Furnas e Ribeira Quente ficará interrompida entre as 08h00 de sexta-feira, dia 09 de junho, e as 12h00 de sábado, dia 10 de junho.
Esta decisão surge na sequência do Aviso Meteorológico 38/2023, emitido pelo IPMA, com alerta amarelo para precipitação entre 09:00 de 09 de junho e as 00:00 de 10 de junho, pelo que as limitações à circulação ficarão condicionadas à evolução das condições meteorológicas.
De acordo com as indicações técnicas do CIVISA e das verificações in loco da Direção Regional de Obras Públicas, verifica-se atualmente um risco acrescido de ocorrências nas zonas fragilizadas na estrada de acesso à Ribeira Quente.
Dada a instabilidade de taludes e de todos os terrenos, bem como a existência de materiais total ou parcialmente soltos ou expostos (rochas, troncos, blocos de terra…), em virtude dos efeitos da depressão Óscar, perspetiva-se que fatores desencadeantes de menor intensidade possam causar eventuais novas ocorrências com muito maior facilidade.
Não obstante a interrupção da circulação, poderão transitar na estrada veículos destinados ao abastecimento regular de bens à Ribeira Quente, bem como veículos de serviço e segurança, embora condicionados às limitações operacionais impostas pelo acompanhamento das equipas que estarão em permanência no terreno.
Tendo em conta o período festivo vivido no concelho da Povoação, bem como a existência de vários dias não úteis entre hoje e domingo – incluindo feriado e fim-de-semana – o Governo dos Açores apela à população residente na Ribeira Quente que evite a aproximação e a tentativa de circulação na estrada regional.
Apela-se, ainda, à compreensão e à colaboração da população no sentido de respeitar as limitações impostas na circulação rodoviária, que visam única e exclusivamente salvaguardar a segurança da população.
Por estas razões, perspetivam que, nas próximas semanas, possam ocorrer algumas limitações e condicionamentos adicionais ao trânsito, em particular de não residentes.
O Governo dos Açores e todas as entidades competentes mantêm e manterão um acompanhamento permanente da situação, decorrendo igualmente os trabalhos de limpeza, desobstrução e segurança da via, para assegurar a normalização da circulação tão depressa quanto o possível.