Notícias • Publicado a 20, Abril de 2022
Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados 271 sismos, um dos quais sentido pela população. No dia de ontem foram registados 160 sismos, dois dos quais sentidos, tendo a atividade sísmica aumentado em relação ao dia anterior.
A maioria dos eventos registados, até ao momento, é de baixa magnitude e evidencia uma origem de natureza tectónica.
Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), os registos do trabalho de campo continuam a não revelar, até à data, a identificação de qualquer anomalia. O CIVISA continua também a proceder ao tratamento de imagens de satélite que, de acordo com os últimos dados disponíveis, não revelaram qualquer deformação significativa.
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros do Açores (SRPCBA), em coordenação com o Comando Operacional dos Açores (COA), mantém o seu estado de prontidão e vigilância, continuando a desempenhar as suas tarefas e atividade diária.
Durante o dia de ontem, o COA efetuou o reconhecimento e validação de algumas zonas que poderão ser locais de aterragem utilizados pelo helicóptero.
Tendo em atenção que o CIVISA mantém o nível de Alerta V4, recomenda-se à população que continue a seguir as informações e as recomendações das entidades oficiais.
Desde o dia 19 de março até à data de hoje, foram registados mais de 29.696 sismos, dos quais 254 sentidos pela população.
Toda a informação relativa à crise sismovulcânica pode ser acompanhada e consultada em http://www.ivar.azores.gov.pt/sjorge/Paginas/default.aspx.
O briefing, que reúne várias entidades envolvidas na crise sismovulcânica em São Jorge, está previsto decorrer à segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, podendo estar sujeito a alterações consoante o evoluir da situação.