Face ao enquadramento geodinâmico do Arquipélago dos Açores, na junção entre 3 placas tectónicas (Placa Norte-Americana, Placa Euroasiática e Placa Africana), é frequente a população sentir alguns sismos ao longo do ano.
Com base numa Rede de Monitorização Sísmica Permanente própria, o CIVISA determina vários parâmetros sísmicos, nomeadamente a profundidade, a localização epicentral e a magnitude, entre outros, mantendo atualizado o mapa de sismicidade que disponibiliza à população em: www.civisa.azores.gov.pt.
No entanto, para que se proceda a uma análise rigorosa dos efeitos dos sismos, nomeadamente nas pessoas e nas estruturas, torna-se essencial determinar a sua intensidade com base na Escala de Mercalli Modificada.
Assim, o CIVISA apela à população que, em caso de sismo sentido, preencha o inquérito disponível em: www.ivar.azores.gov.pt/inquerito-macrossismica.
O CIVISA agradece a todas as pessoas que têm colaborado nesta tarefa espontaneamente e àquelas que se têm disponibilizado para serem contactadas via telefónica.