Clubes de Proteção Civil • Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo • Publicado a 30, Janeiro de 2022
Mass Training em Suporte Básico de Vida na EBSACR
No âmbito do plano de atividades do Clube da Proteção Civil, a Escola Básica e Secundária Armando Côrtes Rodrigues voltou a receber, no dia 26 de janeiro, uma ação de Mass Training em Suporte Básico de Vida, dinamizada pelo Serviço Regional da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).
Devido à situação pandémica, este ano, a atividade decorreu no pavilhão multiusos – Açor Arena, de forma a permitir um maior distanciamento entre os intervenientes. Outras medidas de proteção e prevenção para a COVID-19 foram adotadas antes e durante a atividade (testagem dos formandos, substituição de máscaras de proteção, higienização dos materiais e desinfeção das mãos).
O Suporte Básico de Vida é um conjunto de procedimentos e metodologias padronizadas que visa reconhecer as situações de perigo iminente, saber como e quando pedir ajuda e saber iniciar de imediato, sem recurso a qualquer utensílio, manobras que contribuam para a preservação da ventilação e circulação, de modo a manter a vítima viável até à chegada de socorro.
Este tipo de iniciativa tem a particularidade de permitir a formação em simultâneo de várias de pessoas, uma vez que a ação é coordenada por um conjunto de formadores especializados. Dinamizaram esta atividade os formadores Patrícia Ferreira, Alexandra Sousa, Tiago Santos, Sara Dias e Carina Oliveira.
Os participantes (28 alunos do Ensino Secundário e 3 docentes) foram organizados em grupos e distribuídos pelos diversos formadores, sendo utilizado durante o processo de aprendizagem um sistema de multimédia para que todos(as) tivessem a oportunidade de visualizar previamente as manobras a executar. Seguiu-se depois a realização de exercícios práticos das manobras em manequins.
Esta atividade permitiu que os alunos de três Cursos Profissionais (Técnicos Auxiliares de Saúde, Técnicos da Ação Educativa e Técnicos de Segurança no Trabalho) aprendessem gestos simples que poderão salvar vidas.