Notícias • Publicado a 12, Outubro de 2020
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) assinala o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, que se comemora anualmente a 13 de outubro, com uma ação de comunicação que visa relembrar as medidas a adotar no caso de um sismo, que podem fazer a diferença e salvar vidas.
Esta mensagem foi divulgada através de flyers distribuídos aos vários departamentos governamentais da Região e da publicação de imagens nos canais digitais do SRPCBA.
Os flyers indicam sete passos, incluindo os três gestos que salvam (baixar, proteger, aguardar), internacionalmente reconhecidos como os mais adequados no que respeita à autoproteção e mitigação do risco sísmico, ao alcance da generalidade dos cidadãos, bem como as medidas de autoproteção a adotar durante um sismo nas mais diversas situações do dia a dia.
Além da mensagem a transmitir à população, o SRPCBA irá realizar um exercício durante este dia, com os seus colaboradores, com a simulação de um sismo de intensidade III-IV da escala de Mercalli modificada, para que adotem os comportamentos mais adequados numa situação desta natureza e pratiquem o Plano de Evacuação.
O Dia Internacional para a Redução de Catástrofes (IDDR – Internacional Day for Disaster Reduction) foi instituído pelas Nações Unidas em 1989 e pretende chamar a atenção de todos os Estados para a necessidade de adotarem políticas que visem a prevenção e a redução de danos humanos e materiais diretamente causados pela ocorrência de desastres naturais.
SRPCBA