Notícias • Publicado a 21, Setembro de 2020
A Autoridade de Saúde Regional informa que, decorrentes das 848 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados nove casos positivos de COVID-19, dos quais sete na ilha de São Miguel, um na ilha Terceira e um na ilha do Pico, e registada uma recuperação em São Miguel.
Um dos casos diagnosticados na ilha de São Miguel reporta-se a um indivíduo do sexo masculino, com 31 anos de idade, que desembarcou na Região proveniente de ligação aérea com o continente europeu, que no teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 realizado à chegada obteve resultado positivo, tendo, contudo, apresentado documentação comprovativa de prévia infeção e respetiva recuperação no país de origem.
Outros dois casos diagnosticados na ilha de São Miguel referem-se a dois indivíduos do sexo masculino, com 31 e 51 anos de idade, que desembarcaram na Região provenientes de ligação aérea com o território continental, que no teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 realizado à chegada obtiveram resultado positivo.
Um outro caso diagnosticado na ilha de São Miguel reporta-se a um indivíduo do sexo masculino, com 36 anos de idade, contacto próximo de alto risco de um caso positivo identificado a bordo de uma aeronave, que, pese embora os testes negativos obtidos desde a sua identificação como contacto próximo, após o cumprimento do período de 14 dias de isolamento profilático, foi diagnosticado com COVID-19 através de teste de despiste realizado no término do referido período de isolamento.
Os restantes três casos diagnosticados na ilha de São Miguel referem-se a dois indivíduos do sexo masculino, com 3 e 37 anos de idade, e a um indivíduo do sexo feminino, com 44 anos de idade.
O indivíduo do sexo masculino de 37 nos de idade e o indivíduo do sexo feminino de 44 anos são contactos próximos de alto risco, em contexto laboral, de um caso positivo já anteriormente diagnosticado.
Esta última é progenitora do indivíduo do sexo masculino com 3 anos de idade, que frequentou desde 15 de setembro um jardim de infância e ATL, pelo que a Autoridade de Saúde Concelhia determinou o isolamento profilático das crianças pertencentes às mesmas turmas para aprofundamento da investigação epidemiológica e contenção de possível disseminação e propagação do vírus.
O caso diagnosticado na ilha Terceira reporta-se a um indivíduo do sexo masculino, com 24 anos de idade, que desembarcou na Região proveniente de ligação aérea com o continente europeu, que apresentou resultado negativo no teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 realizado antes do embarque e obteve resultado negativo no teste de despiste após o sexto dia.
O caso diagnosticado na ilha do Pico reporta-se a um indivíduo do sexo masculino, com 23 anos de idade, que desembarcou na Região proveniente de ligação aérea com o território continental, que no teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 realizado à chegada obteve resultado negativo e cujo teste realizado após o sexto dia foi positivo para COVID-19.
Os casos apresentam situação clínica estável e foram já diligenciados, pelas Delegações de Saúde Concelhias, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos, bem como todos os inerentes ao aprofundamento da investigação epidemiológica.
De registar um caso de recuperação de um indivíduo do sexo masculino, com 30 anos de idade, na ilha de São Miguel, elevando assim para 174 o número de casos recuperados na Região.
Assim, até ao momento, foram detetados na Região 273 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente 52 casos positivos ativos, dos quais 40 na ilha de São Miguel, oito na ilha Terceira, três na ilha do Pico e um na ilha Graciosa.
Com os casos diagnosticados e após investigação epidemiológica realizada até ao momento, encontram-se identificadas na ilha de São Miguel cinco cadeias de transmissão local, envolvendo um total de 19 casos positivos ativos.
As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.
A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.
Para mais informação deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores sobre o controlo da pandemia na Região, em https://destinoseguro.azores.gov.pt/, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.
O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h30 e as 18h30, nos dias úteis, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.
Está disponível também o endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.
GaCS/SRS