Clubes de Proteção Civil • Publicado a 22, Maio de 2018
Os alunos do Clube de Proteção Civil da Escola Básica e Integrada da Maia venceram o 'Concurso de Ideias', tendo a Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo conquistado a segunda posição, enquanto a Escola Básica e Integrada da Vila das Capelas se classificou em terceiro lugar.
O 'Concurso de Ideias', que contou com a participação de uma dezena de clubes de Proteção Civil das escolas dos Açores, visa promover e estimular a criatividade dos alunos.
Nesta competição, os alunos participantes definiram, com o seu Coordenador, o tema, os objetivos e as atividades que gostariam de fossem abordados no ano letivo 2018/2019, sendo que as ações propostas teriam de ser de intervenção junto da comunidade educativa.
O júri do concurso considerou que a ideia mais original e complexa foi a denominada 'Proteção Civil em Tertúlia', uma atividade que abrange diversas temáticas e agentes de Proteção Civil, envolve alunos e encarregados de educação e pode ser aplicada em todas as escolas.
Na cerimónia de entrega dos prémios, os secretários regionais da Educação, Avelino Meneses, e da Saúde, Rui Luís, destacaram o desempenho das equipas concorrentes, salientando a importância destes clubes para a divulgação de uma cultura de proteção civil.
“Nós vivemos em ilhas, sabemos que podemos estar sujeitos a catástrofes naturais, mas também a incêndios ou derrocadas. Estes clubes de Proteção Civil são importantes porque preparam os jovens, através de ações de sensibilização, que, por sua vez, transmitem aos colegas, às famílias e amigos”, afirmou Rui Luís.
Por seu lado, Avelino Meneses salientou o investimento feito pelo Governo dos Açores, em particular a partir do ano letivo 2014/2015, no reforço da segurança e proteção dos edifícios escolares, através da elaboração de planos de evacuação e de medidas de autoproteção, da realização de situações de simulacro e de ações de fiscalização.
Os clubes de Proteção Civil das escolas vencedoras receberam como prémio 'kits' com manequins para aplicarem em treinos de técnicas de Suporte Básico de Vida.
GaCS/MS/PB