Notícias • Publicado a 13, Novembro de 2017
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recebeu os parceiros dos diferentes países integrados no DEMA, um projeto de Deslocalização da Assistência Médica de Urgências em Situações de Catástrofe.
O projeto DEMA é uma iniciativa desenvolvida através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – INTERREG - e tem como objetivo desenvolver uma plataforma de interligação da informação administrativa e clínica acessível pelos vários intervenientes no sistema, desde a fase pré-hospitalar até ao serviço urgência.
Este sistema deve permitir que qualquer interveniente consiga aceder à informação clínica essencial, com o objetivo da melhoria contínua dos cuidados prestados em situação clinica, quer na fase hospitalar quer na fase pré-hospitalar.
Este é um projeto comunitário que envolve como parceiros principais os Açores, a Madeira e as Canárias e como terceiros Senegal e Cabo Verde.
Durante a visita, os parceiros tiveram a oportunidade de reunir e apresentar um ponto de situação relativamente ao projeto no seu país, no sentido de se chegar ao objetivo primordial, assim como de conhecer de perto o funcionamento da Proteção Civil Regional, quer na vertente pré-hospitalar, como para a situação de emergência e catástrofe.
O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira é o hospital de referência na Região Autónoma dos Açores para este projeto-piloto, devido à proximidade e pela sua diferenciação de cuidados, nomeadamente a presença da viatura Suporte Imediato de Vida, pelo que, após a reunião, também se visitaram as instalações daquela unidade de saúde.