Formação SRPCBA Bombeiros
Com a introdução na Região Autónoma dos Açores em 1998, decorrente também da utilização na generalidade dos países Europeus, a aplicação do método SAVER™ afigurou-se como a opção na abordagem a situações de acidentes rodoviários e similares, consistindo na utilização de uma equipa treinada e rotinada na aplicação de um método multidisciplinar para prestação de socorro às vítimas, em particular as encarceradas.
A maioria das operações de socorro uma abordagem eficaz na primeira intervenção a um qualquer acidente, é consequência natural de um trabalho desenvolvido com eficiência e rapidez, originando a obtenção de bons resultados relativamente à qualidade do socorro prestado, tendo por base a formação, o conhecimento, o treino e a experiência adquirida para essa mesma intervenção.
Estas ações de formação destinadas aos elementos dos corpos de bombeiros são essencialmente direcionadas no sentido de melhorar a intervenção em acidentes de viação e similares, executando e interiorizando as técnicas, regularizando os procedimentos adequados, bem como, aproveitando todo o potencial do material, hidráulico, pneumático ou outro, existente nos corpos de bombeiros da Região, bem como ser uma tipologia formativa obrigatória no acesso às carreiras de oficial bombeiro e de bombeiro voluntário.
As organizações e as escolas que geram conhecimento, constituem-se como motores promotores de mudança. Para que as organizações se tornem cada vez mais competitivas é imprescindível o investimento no seu capital humano, na medida em que só desta forma se tornam mais rápidas, inteligentes, ágeis, inovadoras, atentas e perspicazes ao meio e às obrigações de adaptabilidade. Promover a aprendizagem, fomentar o conhecimento e incentivar a inovação constituem diretrizes estratégicas do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
A atualização natural dos conhecimentos e das bases científicas, conjuntamente com a prática regular, a coesão e organização da equipa, a contínua procura de know how, de forma a otimizar a intervenção de socorro e em particular a rapidez de intervenção, têm-se constituído como fatores chave para o sucesso da aplicação da metodologia WRO.
Tendo em atenção a alteração e mudança da doutrina na RAA por forma a cumprir e atuar em conformidade com as guidelines Internacionais, pretende-se que todos os formandos com as técnicas e competências por meio da metodologia descrita pela World Rescue Organisation (WRO) e no nosso país, pela Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento. Assim sendo, é objetivo adotar a doutrina descrita por estas entidades em termos de protocolos de atuação, metodologias encetando os procedimentos necessários à inovação e aperfeiçoamento da vertente técnica, mas também, pela promoção da abordagem centrada nas prioridades efetivas das vítimas.
Programa
1. Apresentação, Introdução e Objetivos.
2. Veículos e Equipamentos.
3. Organização do Teatro de Operações.
4. Técnicas Normalizadas de Desencarceramento.
5. Salvamento médio e salvamento pesado.
6. Mecanismos de Lesão e Trauma.
7. Abordagem à Vítima de Trauma.
8. Técnicas Normalizadas de Extração de Vítimas.
9. Demonstração de Técnicas.
10. Práticas Simuladas.
11. Avaliação Formativa.
12. Avaliação Teórica Sumativa.
13. Encerramento do curso.
Duração
50 horas
Nº de Participantes
7 a 14 formandos
Destinatários
De acordo com o Regulamento dos Cursos de Formação, de Ingresso e de Acesso do Bombeiro Voluntário, destina-se aos estagiários das carreiras de bombeiro voluntário e de oficial bombeiro. Na modalidade de atualização, destina-se a pessoal com a categoria de bombeiro de 3.ª ou superior.
Certificação
Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional (DREQP).
Validade
3 anos