Nota Informativa • Publicado a 27, Fevereiro de 2017 às 16:50
Tendo em conta a forte agitação marítima que se fez sentir nas ilhas do grupo Central de forma imprevista e inusitada ao início da tarde, uma vez que não foi emitido qualquer alerta por parte do IPMA, em virtude de a altura significativa das ondas não ter ultrapassado os valores indicados para emissão de aviso meteorológico, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que foram encerradas ao trânsito as seguintes estradas:
- Rua João Lima Wilton, na Madalena do Pico;
- Avenida do Mar, em São Roque do Pico,
- Avenida Unanime Praiense, na Praia do Almoxarife, na Horta;
- Rua do Mar, freguesia dos Biscoitos, na Praia da Vitória;
Foi informada a Autoridade Marítima para estas ocorrências, estando a mesma neste momento a acompanhar o desenrolar da situação.
As ocorrências que originaram danos materiais registaram-se no Concelho da Madalena, nomeadamente no molhe do Porto comercial, em algumas habitações, num estabelecimento comercial e em espaços de lazer e turísticos situados junto à orla marítima.
O SRPCBA informa ainda que, pelas 16h05, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso Amarelo relativo a agitação Marítima para o Grupo Central, que se irá prolongar até às 06h00 do dia 28 de fevereiro.
Face aos acontecimentos registados, foram colocados de prevenção os Corpos de Bombeiros do grupo Central, e informados os serviços municipais na área da proteção civil.
O SRPCBA aconselha que sejam tomadas as devidas medidas de precaução para esta situação, nomeadamente:
• Verificar a validade do seguro da sua casa e/ou embarcação e certificar-se que tem cobertura para fenómenos da natureza;
• Reforçar as amarrações da sua embarcação ou mudá-la para local seguro;
• Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas. Afastar-se de áreas baixas junto à costa;
• Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente, pesca desportiva, desportos náuticos, ou passeios à beira mar;
• Ligar o rádio e ficar atento às recomendações difundidas, não contribuir para a divulgação de boatos, seguir sempre as recomendações dos agentes das autoridades presentes, pois eles estão nos locais para os ajudar.
SRPCBA